Disputar um Ironman é o sonho e uma das metas da maioria dos triatletas. Enfrentar os 3.800 metros de natação, 180 km de ciclismo e 42 de corrida é um desafio e tanto. Agora estar no Mundial do Ironman do Havai, em Kona, é um privilégio para poucos. O ribeirão-pretano Rafael Falsarella (São Francisco Saúde, Passaredo, Espaço Fit, BC Ciclismo, AOO) será um dos 2 mil triatletas a ter essa oportunidade, e pela segunda vez. A 39ª edição da prova no Havai é neste sábado (14).
Para estar entre os 2 mil de Kona é necessário ser um dos melhores em qualquer etapa de uma prova do Ironman pelo mundo. São confirmados representantes dos cinco continentes e de mais de 50 países. Falsarella ficou entre os melhores no Ironman Brasil, realizado em maio deste ano.
“O Ironman é uma prova fantástica. Exige dedicação, empenho, concentração e muito treino. Muda a rotina e a vida dos triatletas. Agora em Kona é algo difícil de explicar. A energia aqui na ilha é incrível. A prova é difícil, mas a paisagem, o clima, o comportamento das pessoas ajudam muito”, diz Falsarella.
Ele foi para Kona bem antes para treinar e fazer um ‘camp’ com outros triatletas de várias partes do mundo. “Aproveitei que tinha o mundial de Ironman 70.3 no Tennessee, mês passado e me programei para isso. As pessoas podem pensar diferente, mas foi trabalho mesmo. Um trabalho que amo fazer, mas é trabalho. Consegui treinar forte, aprender um pouco mais e trocar experiências com outros triatletas de alto nível. Isso ajuda muito”, explica. “Sobre a prova, tudo pode acontecer. Espero que tudo se encaixe e possa fazer a melhor prova da minha vida, assim como foi no Tennessee. Me sinto bem treinado”, finaliza.
No Mundial de Ironman 70.3 (Half Ironman ou meio ironman por ser justamente a metade da distância de Kona) Chattanooga, Tennessee (EUA), Falsarella ficou entre os 10 melhores triatletas em sua categoria e entre os 100 melhores dos 2.500 melhores que estavam classificados para o Mundial.
Fotos – arquivo pessoal
Falsarella foi para o Havai para treinar ao lado dos melhores triatletas do mundo

Comentários

comentários